segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OBRAS SÃO AMORES

Dona Rita era uma jovem vizinha, grávida do primeiro filho. Problemas somatológicos e sociais colocaram a dona Rita a seguinte opção: escolher entre salvar o filho ou a morte dela.Os médicos davam essa solução salomônica. Dona Rita escolheu salvar o filho. Assisti ao seu enterro, aquí em Sete Lagoas, no cemitário da Santa Luzia. Me impressionou os fluídos coloridos que irradiava seu belo corpo. O ambiente doloroso inspirava muita paz. Durante muito tempo, ao visitar o filhinho, sentia a força da beleza da mãe dona Rita. Amor é isso, obras. O amor da mãe estava no filho!
O sr. Miguel ficou viuvo e com quatro filhos pequenos. Sua terra passava por uma das tantas crises econômicas, causa do egoismo do sistema capitalista que oprime. O sr. Miguel, deixou os filhos pequenos com os irmãos e partiu para Argentina para trabalhar como carvoeiro em Tucumã. Após 4 anos regressou com dinheiro suficiente para comprar casa na cidade natal e duas terras que pertencem a seus filhos até hoje. A família do senhor Miguel, até hoje, vive com harmonia e solidariedade que edifica todos os que os conhecem. O senhor Miguel era analfabeto. Mais um fato de que a educação e o bom caráter jamais se ensina nas escolas de sistema nenhum.Mera falacia.
O senhor Antonio, morador de Sete Lagoas, já idoso, porém com muita saúde, aparentemente, junto com sua esposa, também idosa, cuidam com carinho e respeito sagrado aos netos e netinhos que seus filhos deixam na casa dos avós para irem ao trabalho. Os avós, com paciência e alegria cuidam dos menores, dão comida, brincam, e levam os que já estão na escola, ao ônibus escolar e os recebem na volta, cuidando deles até seus país retornarem.
Na paciência, generosidade e bondade desses avós , quanta sabedoria manifestam para os vizinhos e para os mesmos familiares!
Será que alguma escola comunica más sabedoria que a que se apalpa nesses fatos?
Além desses fatos conhecidos, temos os fatos de amor escritos em romances, em histórias e lendas.
O escritor, político e médico Guimarães Rosa no romance Grande Sertão: Veredas observa nos fatos contados por Riobaldo nas suas andanças pelo sertão o que sucedeu na terra florescida de São  Josezinho da Serra, “onde estava assistido Nhorinhá, namorã, que recebia todos, ficava lá, era bonita, era a que era clara, com os olhos tão dela mesma...E os homens, porfiados,  gostavam de gozar com essa melhora de inocência. Então, se ela não tinha valia, como é que era de tantos homens?( Rosa, 1986:458)
Da sabedoria do amor paixão, descrita poeticamente por Rosa, passemos ao amor perdão dos males da gente.
No Evangelho de Lucas, 7. 47-48 Jesus disse a pecadora que chorava emocionada aos seus pés: - “Porque muito amou, lhe perdou os pecados. A quem menos se perdoa , menos ama”. Amor sem obras é egoismo. O amor é misericordioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário