segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PEDIR JUSTIÇA É LOUCURA

Os filósofos, escritores e cientistas de nosso meio cultural, como Guimarães Rosa, Darci Ribeiro, Paulo Freire, Paulo Henrique Amorim, Leonardo Boff e tantos outros descrevem que aquele que clama e tenta fazer justiça e viver o amor no nosso mundo é um louco e todos são tratados como loucos, desde Jesus de Nazaré, passando por Dom Quixote, Riobaldo e, sem dúvida, agora por esse escritor que defende justiça e amor.
Clamar por justiça e por amor é uma tendência natural do ser humano e de todos os seres criados. A tendência natural a justiça e ao amor para todos se fundamenta no princípio, também natural, da liberdade. Justiça, amor e liberdade se relacionam e complementam. Sem liberdade não pode existir justiça, nem amor, assim como sem justiça não há liberdade e muito menos amor. Amor e justiça são dons, bens naturais. Não se encontram no mercado do consumo capitalista falido, fodido. Os direitos humanos são universais. São para todos ou para ninguém.Nascemos livres e para poder viver livres se necessita justiça. O ideal ou a utopia da liberdade e da justiça deve estar relacionada aos fatos reais, objetivos e, aqui é que se topa com a grande dificuldade: unir o ideal ao real. Se precisa a sabedoria da escuta do outro e o entendimento mutuo. Aqui entra o amor. O Papa Francisco ao abrasar e iniciar o encontro com o Patriarca Cirilo da Rússia, depois de 1056 anos de brigas e injustiças, mostrou como é a sabedoria do encontro para conhecer o real dos fatos e fazer justiça sem tirar a liberdade, nem o amor que se abre ao outro pela escuta.
No desastre ecológico de Mariana até agora não existe justiça e muito menos amor. Até esse comentário nada real aconteceu em favor de Mariana, Minas, Espírito Santo e o mar Atlântico. As poderosas empresas Vale e Cia. querem convencer os governos respectivos de que o desastre foi responsabilidade de fenômenos naturais que nada tema ver com as poderosas empresas transnacionais, vendidas a preso de chuchu pelos governos de anos atrás( Nada a ver com PT). Há 12 anos que Minas e Espírito Santo não são governados pela PT. Se fosse o PT o MP e PF já teria algum culpado na cadeia. Os governos da direita, por natureza divina, são isentos de todo pecado, aqui na terra como no céu. 
Passa da hora de ouvir as vítimas do desastre que ainda sofrem na carne e na alma a avalanche do barro e detritos que só as empresas capitalistas sabem despejar sobre o povo trabalhador.
A sabedoria está em saber estar abertos também as vítimas. O filósofo e escritor Rubens Alves, ensina que somente a ostra aberta é que se torna uma pérola. Somente as pessoas abertas a escuta dos outros se tornam pérolas de paz pela justiça e amor livre. Vamos esperar sentados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário