quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O LAZER

A época atual se denomina de sociedade do lazer. O lazer se relaciona a atividades recreativas que satisfazem os gostos naturais, instintivos e espirituais da pessoa humana criativa, por natureza. O lazer é tempo dedicado ao gozo e ao divertimento.
A lenda da criação do mundo orienta que tudo o criado é muito bom. E bom é tudo o que dá gosto ao ser humano e a todas as criaturas.
No princípio do milênio o escritor italiano  Domenico de Masi, se popularizou na obra O Ócio Criativo proclamando que “o homem que trabalha perde tempo precioso”
A teoria de Masi, contrariando teorias capitalistas, já falidas é:
- O futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre e o estudo. “O futuro é de quem exercitará o ócio criativo”.
O pensador distingue muito bem ócio e ociosidade.  O ócio é disposição livre de tempo para poder dedicar-se a criar produtos úteis para a pessoa e a sociedade do bem-estar. Ociosidade é ficar inativo.
O estado do bem-estar da sociedade aparece no imaginário tradicional das primitivas comunidades que iniciam a evolução da história humana na Terra. Deus Criador colocou o homem no Jardim Éden que, em palavras gregas e semitas, quer dizer o Paraíso e um Oasis para o homem o cultivar e guardar e comer de todas as frutas da terra e para seu prazer.
 O homem tinha relação íntima com a mulher, carne de sua carne e osso dos seus ossos. Ambos estavam nus e não tinham vergonha ( Gn, 2,8; 2,25). O prazer da intimidade sexual estava livre de culpa. Prá qué? O Criador viu que tudo era muito bom!
As atividades essenciais das pessoas eram: a mulher ser esposa e mãe; o homem trabalhar, dando nomes aos seres criados. Sinal de domínio criativo e prazeroso. A unidade das mensagens religiosas da Bíblia e das visões das religiões de outros povos e da mitologia mostra a evidência da relação íntima entre Deus e os humanos. O significado das palavras Aliança, Eleição, Povo de Deus mostram essa intimidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário