domingo, 31 de janeiro de 2016

4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Conforme informei no artigo anterior, publicado em 30/01/16, os banqueiros e empresários mais poderosos do planeta terra e seus assessores economistas e políticos, no Forum Econômico Mudial, em Davos, Suíza, notificavam a presença social da 4ª Revolução Industrial da história.
A essa informação corresponde um fato social; a existência duma revolução industrial fundamentada nas novas tecnologias da cibernética.
Para ser fiel a função da informação urge entender o significado dessa palavra, relativamente nova, entre as pessoas atualizadas e adaptadas aos fatos que determinam o comportamento de pessoas, instituições, comunidades e nações. A palavra Cibernética vem da clássica língua grega, cujo significado é a arte de pilotar artefatos utilitários para a boa sobrevivência e prazer das pessoas.
Os adultos observamos, até atônitos, que criancinhas de dois e três anos já pilotam espetacularmente um celular, um iPhone- 5-6 um iPad, um tablet, leptop ou computador PC  com uma atenção, intimidade, agilidade e prazer que surpreende.
O brinquedo que mais demandam crianças, adolescentes e adultos são esses instrumentos de diversão, trabalho e produção.
Segundo a pesquisa realizada pela empresa Connected Life recolhe atitudes e comportamentos digitais de 60.500 internautas de  50 países entre maio e agosto de 2015 e comprava que jovens, menores de 25 anos ,dedicam uma media de  até  quatro horas diárias absorvidas na internet e seus amantes dispositivos.
As empresas de internet dominam o mercado mundial o qual significa que o lazer, o prazer e o gozo das pessoas estão condicionados as empresas operadoras que controlam as novas tecnologias da diversão e produção e, por isso, do lucro.
O dispositivo Netflex e as redes sociais Whatsapp, Facebook e Youtube outorgam bilhões de lucro aos inventores desses programas de diversão e, infelizmente de formação de opinião condicionada ao mercado global.



Nenhum comentário:

Postar um comentário