quarta-feira, 30 de setembro de 2015

COMUNIDADE É SERVIR AO PRÓXIMO


Hoje as pessoas vivem felizes quando possuem seu lugar que significa sua comunidade e sua casa familiar. Casa e comunidade formam o espaço natural das pessoas humanas. A pessoa  cresce e se fortalece na comunidade e no lar familiar e no exercício do direito de ir e vir a todos os lugares ( At.1,8) As pessoas tendem naturalmente a buscar seu bem-estar. “ É agora que o senhor vai devolver o Reino de Deus ao povo de Israel?.( At, 1,6)
O Reino de Deus significa o estado de graça e do bem-viver das pessoas, famílias e comunidades. Não só de Israel ( At. 1,7) nem de Sete Lagoas, Brasil, Lisboa, Europa, senão em todos os lugares e tempos, no movimento da história e do universo.

Hoje a ciência, confirmada até pelos dois últimos Papas, prova que o céu e inferno não são lugares no espaço cósmico, nem no tempo. São, simplesmente, estados da alma do presente que experimenta o individuo, conforme as circunstâncias e condições em que se vive.  No movimento do tempo se descobriu que os espaços são imensos, até parecem infinitos. Pensem na descoberta dos buracos negros do espaço ( Higgs, Hawking). E o próprio movimento do tempo mostra as diferentes vivências que o Divino, presente em todo ser, manifesta de modo único.
Os grandes escritores literários da história, Guimarães Rosa ( Sertão), Garcia Márquez (Macondo), Saramago ( Cidades), assim como os cientistas modernos, confirmam a presença do céu ou do inferno, conforme seja praticada a mensagem do Mestre de servir aos outros como primeiro sinal de humanismo e religiosidade libertadora.
Quando uma pessoa vive, num dado momento histórico, num lugar que, por diversas causas pessoais ou externas não tem condições reais para viver no lugar escolhido, tem o direito natural de buscar outros lugares no mundo onde possa viver satisfazendo suas necessidades básicas.
Hoje, num mundo que jamais na história teve tantos bens produzidos e capitais, mais de um milhão de pessoas abandonam o próprio lugar e, a caminho, por terra, mar e ar buscam outros lugares para viver em bem-estar pessoal e social.
Percebemos que a sociedade tecnológica e rica dos países mais poderosos monta muros e cercas para impedirem aos emigrantes entrarem nos lugares intitulados de nação, pátria ou país.
Como ensinava a professora Conceição Tavares, da Universidade de São Paulo, há muitos anos, um pais que despreza crianças e velhos é um país sem futuro.
A religião e política existem é para servir aos outros sobretudo , os excluídos. A religião e a política são para fazer as pessoas mais felizes, não para dar esmola. O Papa Francisco, desse, claramente, que a verdadeira política é a grande caridade. Caridade que significa colaborar e criar juntos bens e repartir a todos. O resto é paternalismo sem futuro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário