sexta-feira, 27 de março de 2015

O DOCE DA IMORTALIDADE

A lenda da festividade da Páscoa contada pelos Evangelhos Canônicos, aqueles que a Igreja aceita como verdadeiros, está intimamente relacionada com a tendência emocional da raça humana da saudade duma vivência memorial imortal da identidade pessoal única que experimentamos desde o nascimento e, que logo o ambiente social trata de passar e repassar para o espírito dos cidadãos. Essa tendência e memória da vida imortal dos que morreram acaba de experimentar-se, de novo, no trágico acidente aéreo do dia 14 de março na cordilheira dos magníficos e misteriosos Alpes, na parte francesa. Os moradores das cidades das 150 vítimas, espontaneamente depositam nas escolas e praças velas, flores e mensagens, objetos que simbolizam o conteúdo da lenda e do mito da ressurreição depois da morte, ou seja a vida continua eternamente, como as águas do rio são sem antiguidade, passam sem parar e nunca são as mesmas e se encontram nos oceanos marítimos que juntam, como antigamente, o princípio da vida.
Esta fé do povo, manifestada nas mais diversas maneiras da vida, tanto alegres como um jogo de futebol, como trágicas como a morte inesperada ou esperada de qualquer ser. A fé da Páscoa comunica tanta doçura e bem - estar que somente o doce dos chocolates, fruto dos pés do cacaueiro, pode rememorar. Elemento da natureza, como tantos outros, que alegra a vida diária dos moradores. “ O doce mais doce que o doce é o doce da imortalidade” parodiando o refrão popular. As delícias da existência estão nos manjares mais gostosos e levam a mente da gente a pensar e a sentir o doce da vida eterna, como mostram tantas lendas e mitos em todos os tempos e espaços do longo caminhar da humanidade e em seus muitos modos de festejar esse sentimento imemorial que não pode deixar de ser real. Assim é o rito da Eucaristia ou a missa particitada.
Os sentimentos humanos são tão reais como as vivências íntimas da espiritualidade pessoal e coletiva, ainda que continua sempre no mistério. Com tudo, é no mistério que se encontra o SER VITAL, alegria da alma e do corpo do povo que espera a promessa.

Feliz Páscoa, leitores amigos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário