segunda-feira, 6 de abril de 2015

AO REDOR DA MESSA

Comemorei a festa da Páscoa, 2015 ao redor da messa, cercado de filhos, netos, esposa, amigos e outros comensais espalhados pelas belas mesas do restaurante do bairro Savassi, em Belo Horizonte, Minas, Brasil.
A Páscoa só se entende ao redor duma messa farta de pão, carnes, peixes,verduras e vinhos. O prazer que a comida oferece, generosamente, aos comensais se manifesta nos sorrisos, gritos e até cantos dos convidados. A emoção da amizade sentida e vivida entre os presentes até pode trasvasar em choros e lágrimas que podem ser de emoção ou de saudades dos ausentes, presentes no coração e alma da gente.
As fotos e selfs, além de mostrar a modernidade que nos consome, marcando a presença dos parentes e curiosos, pretendem, claro, perpetuar essa passagem do prazer para a arte ou a poesia que a subjetividade é capaz de produzir. Com o tempo as fotos se apagarão, mas os sentimentos afetivos dos sentados na messa jamais desaparecem. Permanecem no interior da gente como o sangue que circula pelo corpo e o ar que respiramos, purificando e fazendo bater o coração, palpitando de gozo e alegria pascal que sei permanecerá para sempre na mente de todos, como a Páscoa que, há milhares de anos se celebra comendo o cordeiro pascal, símbolo da libertação que se espera e que sabemos, com fé, que essa liberdade plena chegará, apesar de qualquer Lava Jato dessa profana vida secular que continua condenando inocentes, como aconteceu na Páscoa do Senhor que hoje comemoramos, cristãos, judeus e islamitas..
Ontem, no restaurante espaçoso e belo, ao contemplar tanta gente comendo do bom e do melhor, bebendo vinhos e sucos de todo valor monetários, vestindo roupas alegres, ricas e joias nos braços e pescoços abertos das jovens e mulheres, vendo as crianças correrem e brincando pelo salão, derretendo toda marca de chocolates, pensava, dentro de mim:
- donde está a crise econômica e política desse país? Donde está que não consigo enxergar!. Sou idoso, mas não cego, nem totalmente louco.
Loucos podem ser quem agita a sociedade criando uma crise para conseguir tirar essa felicidade da Páscoa 2015. Ela não caiu só do céu. Não. Os brasileiros que comeram e celebraram a Páscoa 2015 comigo ontem , testemunham que , se existe crise, ela foi criada por interesses escusos.
Quero continuar vendo a Páscoa da libertação de todos e trabalhar para que essa ainda seja melhor e maior.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário