sexta-feira, 17 de abril de 2015

ORIGEM DO MEDO

São muitos os pensadores que divulgam sua diferença de pensar sobre a figura ancestral do diabo que tanto escraviza e atormenta a humanidade, sobretudo no caos social que hoje estamos submergidos.
Escritores, jornalistas e pensadores da atualidade desenvolvem teorias e explicações sobre esse estado caótico da sociedade, partindo de fatos ocorridos recentemente que transtornaram e transtornam a opinião pública, levando-a a ações arranjadas trágicas. Se trata da queda premeditada do avião Airbus da Companhia aérea Germanwings (Alemanha ), em que morreram tragicamente 150 pessoas: o assassinato de turistas na Tunísia e no Quênia; os milhares de toneladas de peixes mortos no mar e rios, provocados pelo incêndio no porto de Santos, durante mais de sete dias.   
Que nos impulsa a cometer todos esses atos de violência, tão distintos entre se, porém com um denominador comum: una pessoa aparentemente normal que se sente forte e ataca sem motivo a outra que lhe parece mais débil?
 Talvez seja consequência do que o psicólogo estadounidense Philip Zimbardo definiu como “o efeito Lúcifer”: a capacidade que tem o ser humano de comportar-se de forma irracional, de passar da bondade para a maldade ( El Pais.08/04/15. Pesquisa realizada na universidade de Stanford).
Fica bastante evidente, conforme essa recente pesquisa e a visão do pensador João Guimarães Rosa, Cervantes e muitos outros de que diabo não há. Se for. Existe o homem. Travessia.
A bondade e a maldade que experimentamos é efeito da pessoa humana poderosa, mas quando a pessoa humana é livre é incapaz de ser maléfica, ou diabólica. Só bondade e que da liberdade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário