terça-feira, 10 de março de 2015

MANIFESTAÇÕES DIRIGIDAS

        O sociólogo e político, professor Darci Ribeiro percebe, de uma maneira muito realista, a posição dos donos do poder na realidade da sociedade brasileira que vivemos perigosamente nesses dias. Assim se expressa o cientista:

 Nossa tipologia das classes sociais vê na cúpula dois corpos conflitantes, mas mutuamente complementares. O patronato de empresários, cujo poder vem da riqueza através da exploração econômica; e o patriciado, cujo mando decorre do desempenho de cargos, tal como o general, o deputado, o bispo,o líder sindical e tantíssimos outros. Naturalmente, cada patrício enriquecido quer ser patrão e cada patrão aspira às glórias de um mandato que lhe dê, além de riqueza, o poder de determinar o destino alheio.
Nas ultimas décadas surtiu e se expandiu um corpo estranho nessa cúpula. É o estamento gerencial das empresas estrangeiras, que passou a constituir o setor predominante das classes dominantes. Ele emprega os tecnocratas mais competentes e controla a mídia, conformando a opinião publica. Ele elege parlamentares e governantes. Ele manda, enfim, com desfaçatez cada vez mais desabrida. [1]
 O poder está também naqueles que têm a capacidade de cativar os outros com suas qualidades pessoais excepcionais e que, com sua personalidade dotada, transmitem admiração, espanto, respeito, devoção, obediência e vassalagem.


 [1]  Ribeiro, D. O povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil, S. Paulo, Ed. Companhia das Letras,1995. pp. 208-265. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário