segunda-feira, 28 de abril de 2014

ENCONTROS COM ROSA - IX ERAR- 2014

    Os Encontros Regionais de Artes Rosianas vem acontecendo em Sete Lagoas e região desde o ano 2006. Data comemorativa dos 50 anos da obra épica Grande Sertão: Veredas. Este acontecimento, que foi um sucesso, graças a participação dos movimentos culturais populares da cidade e da região pegou fogo para durar até este ano 2014, já com o IX ERAR.
   A obra literária de nosso conterrâneo João Guimarães Rosa contem todas as manifestações culturais
que as comunidades humanas criaram para responder aos desafios materiais e espirituais que aparecem constantemente às comunidades de cada época e lugar.
   O Brasil e o mundo não somente leu os romances e contos de Rosa, senão que também fluíram de seus tópicos filmes, teatros, danças, cantos, exposições, publicações, concursos e potencial para tentar criar uma sociedade mais solidária e, por isso, mais humana da sociedade que foi construída até nossos dias. Guimarães Rosa, sobretudo, em Grande Sertão: Veredas indicou as veredas certas para uma nova comunidade mais feliz.
   A cidade de Sete Lagoas e região durante 8 anos, através das escolas municipais, estaduais, particulares e com o apoio da prefeitura, empresas e religiões e associações , recriou, com originalidade, as artes perscrutadas em suas diversas obras, estudando a cada ano um tema debatido mundialmente.
   Este ano em que emocionados, ainda choramos a morte do escritor colombiano Gabriel Gárcia Márquez que, com a imortal obra Cem anos de solidão, também revolucionou a realidade sulamericana e apontou normas para mudar a sociedade e viver felizes conforme a dinastia Buendia planejou para Macondo que é o mundo, assim como o sertão, como proclama Rosa, é também o mundo.
   Por isso, o tema a debater este ano no IX Encontro Regional das Artes Rosianas será : Semelhanças e diferenças nas obras Grande Sertão: Veredas e Cem Anos de Solidão.
   Por ser ano da Copa mundial de Futebol e de eleições gerais o IX ERAR 2014 será debate por blog e rede social Facebook. Apreender é o que interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário