quinta-feira, 13 de junho de 2013

JOGOS PARA A VIDA


Os anos 2013-2014 e 2016 foram projetados, prioritariamente para a Copa das Confederações; O Campeonato Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos.
 Estes acontecimentos esportivos internacionais estão na pauta de todas as informações, conversas, preparações, planejamentos, negócios, músicas, poemas, construções e investimentos. Atividades que correspondem, sem dúvida, ao desejo inato de passá-lo bem, de divertir-se, de ser feliz. Esta tendência natural inata move as ações dos humanos de todos os tempos e épocas.  Poetas, escritores e teatrólogos  deixaram testemunho de que a vida é para divertir-se. Vejam. Nos séculos do Renascimento, também chamado Humanismo Miguel de Cervantes, no Prólogo do famoso romance Don Quixote confirma com seu gênio a tendência das atividades humanas que são:

- fazer rir o melancólico -  gargalhar o risonho - que não se enfade o simplório- que se admire o discreto da inventiva - que o autoritário ou circunspecto não a despreze - que o prudente não deixe de louvá-la.

E Calderón de la Barca, na peça para teatro a famosa obra “ A vida é um sonho” proclama que na existência humana todos sonhamos o bom, o bem, o poder e o trabalho com o objetivo pessoal e social de sermos felizes e fazer felizes a comunidade.

Um vizinho me dizia, dias atrás: - O melhor da vida é sonhar e até na morte.

Todo o que fazemos nessa vida é para viver bem e cada vez melhor.

 O genial Guimarães Rosa por boca do protagonista da obra Grande Sertão: Veredas declara: “ Eu vivia com o meu bom corpo. Alguém há de achar  algum regime melhor”? ( Rosa,2001,p.138).

Nenhum comentário:

Postar um comentário