sexta-feira, 28 de junho de 2013

AMANTES DA VIDA PRIVADA


A privacidade aparece na história humana quando alguns expertos primitivos( sacerdotes dos templos do Egito), ( Solivellas J., Pedagogia do estágio: experiências de formação profissional.  Imprensa Oficial, Belo Horizonte. Pp. 240-48) se apropriam dos bens dados pela natureza. Assim, quando passeamos pelos campos do país vemos cercas de arame ou de madeira que dividem as terras. As amplas porteiras que dão passo aos donos ou convidados ostentam majestosamente um cartaz avisando: propriedade privada.
A privacidade, assim como a intimidade anula a relação universal espontânea entre pessoas e seres criados. A partir da privacidade das coisas e pessoas se origina, convencionalmente, a jurisprudência. Um amalgamado de leis protetoras da vida privada de propriedade individual ou institucional.  A evolução da humanidade  na defeca da vida privada dos grupos poderosos, entre eles, as nações avança com tanto requinte que esses dias o mundo todo teve a surpresa de certificar-se de que, nos tempos atuais da cibernética desnuda, de novo, a privacidade e intimidade.
 Edward Snowden, ex agente da CiA dos EEUU, revelou  arquivos  da Agência Nacional de Segurança americana, publicado no jornal americano The Guardian. Essa filtração secreta do Estado Americano mostra, às claras, que o Estado pode entrar mediante a informática na vida privada e íntima de milhões de americanos e demais cidadãos do mundo moderno.
Os Estados mais poderosos do mundo se manifestam, pedindo explicações e os cidadãos estão indignados ante o fim da vida privada.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário