sexta-feira, 10 de maio de 2013

A FORÇA DAS MULHERES



Hoje manifestou-se mais uma vez a fortaleza das mulheres. Essa mulher da imagem acaba de ser salva, depois de 17 dias soterrada nos escombros, da já conhecida notícia, do desabamento da fábrica de tecidos em Bangladehss, onde morreram mais de um milhar de operários e, ainda, muitas pessoas estão desaparecidas.
Este fato mostra mais uma vez a fortaleza das mulheres que os machistas costumem chamar de sexo fragil. Mulheres e homens podem ser iguais de fortes e de virtuosos. As diferenças discriminatórias sempre são ideológicas e preconceitos culturais de povos.A diferênça sexual não necessariamente deternina força e virtude. Homens e mulheres, historicamente se manifestam heróicos, quando se presenta a oportunidade ou a necessidade.Mas, não cabe dúvida, que essa mulher teve resistência miraculosa, diríamos, pois auguentou 17 dias sob escombros, ferida, sem água , nem comida e na solidão do desenpero para a subsistência.
Esta tragédia demonstra também como , ainda no século XXI, o capitalismo segue explorando operários nos mesmos moldes que nos séculos XIX e XX e que a riqueza das empresas transnacionais continua aumentando pela produção opressiva dos trabalhadores. As empresas dos países industriais colocam as fábricas nos países onde a mão-de- obra é mais barata; pouco importando o sofrimento dos que trabalham nessas fábricas, sem condições trabalhistas humanas e tampouco importa a crise econômica do desemprego nos países ricos, onde milhões de trabalhadores sem emprego, perdem renda, comida, saúde e moradia.
A Organização Mundial do Trabalho até agora , que saiba, nem se pronunciou. È a lógica capitalista de sempre. As instituições da sociedade capitalista de consumo só atendem aos empresários e aos banqueiros e militares.
A imagem dessa mulher forte comunica com fatos que a fortaleza humana é capaz dc resistir séculos de exploração e de crises e demonstra como se pode mudar a sociedade de exploração com essa potência feminina e com a potência dos trabalhadores.
Se os pobres se unem poderão enfrentar os 130.000 ricaços que possuem bilhões nos paraísos fiscais, criados por eles mesmos a fim de assegurar o roubo global do lucro.
O ideal humano da justiça segue presente nessa mulher e nos trabalhadores fortes e sábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário