domingo, 17 de março de 2013

FE CULTURAL


Esta criança de dois anos ontem me convenceu mais uma vez de que a fé e religião penetra na alma da gente através das pessoa que nos cercam, através, diria, do ambiente familiar e social, mediante gestos, símbolos, festas, ritos, programas de tvs músicas, etc.

Estava lendo no escritório de casa e ela brincava sozinha. Se aproxima da escrivaninha que trabalho e nota um pequeno crucifixo dentro de uma caixinha de plástico, presente do meu filho que trouxe da visita que fez em Roma. A crirança pega a caixinha. Observa. Olha pra mim e em meias palavras começa a repetir pra mim: " Papai do céu....papai do céu..." Eu fixo meu olhar pensativo e afirmo sua declaração de fé infantil, porém sábia e verdadeira.

Neste gesto e palavras descobro toda uma cultura social e todo um caminho e método de apreender verdades que mais tarde se confirmarão ou não. Dependerá também da cultura ambiental do meio social.

Me impressionou a simplicidade da grande e misteriosa verdade que dizia a pequena cientista que ainda não foi deformada pela escola, pois ainda não participa do teatro escolar impositivo e comercial.

Penso, como confirmam, muitos sábios que a religião é inata, como a inteligência. A religião, Deus já vive em cada ser. /Somente devemos saber ouvir e aceitar o que somos e temos e crescer sempre com essa presença divina e sábia dentro da gente a fim de sermos sempre humanos que igual a ser divino, pois toda criatura se faz do Criador Permanente



Nenhum comentário:

Postar um comentário