sábado, 29 de setembro de 2012

MESTRES E AMIGOS



As palavras são traidoras. Nunca expressam fielmente o pensamento da mente humana, antes pelo contrário. Vejamos.
    A palavra professor, modernamente em uso de mercado, tem um significado de professar atividades permanentes. Indica, especialmente uma atividade exclusiva. Manifesta a profissão daquela pessoa que se dedica ao ensinamento dos outros dentro do mercado de trabalho. Professor é, hoje, uma profissão situada no mercado. O mercado oferece infinitas escolas e universidades para habilitar formalmente os candidatos a exercerem essa profissão de ensinar. Qualquer indivíduo que deseja ser professor é só entrar numa faculdade e se diplomar.
    Mestre é uma palavra, cujo significado, hoje está em baixa, porque tem pouca eficácia no mercado de consumo contemporâneo. O mestre é a pessoa emblemática, modélica de virtudes, de capacidades, de habilidades e qualificações, muitas vezes natas e aperfeiçoadas, em algumas faculdades ou escolas . Mestre somente ensina pela vivência, pelo exemplo. Mestre é amigo que aflora confiança, honestidade, respeito e dedicação. Mestre mostra com sua conduta. Os discípulos apreendem mais pelo contato que pelo que fala. O mestre convive com os discípulos. Nunca os abandona. O mestre indica, orienta, mostra caminhos, descobre potencialidades natas ou adquiridas dos alunos. Mestre é, porque tem identidade própria.
    Na minha longa vida de aluno em escolas desse mundo moderno, tanto no estrangeiro, como em vários estados do Brasil tenho tido muitos professores. Mestres tenho encontrado poucos,mas são desses poucos que marcaram minha vida e personalidade para a eternidade. Lembro o nome desses poucos. Não lembro os nomes dos muitos professores que passaram na minha vida como passam os indivíduos no passeio das avenidaddas das capitais e grandes cidades.
   Será possívdel juntar numa escola ou universidade mestres e professores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário