segunda-feira, 24 de setembro de 2012

AS APARÊNCIAS ENGANAM SEMPRE

 

Mãe e filham participando da festa de confraternização junina da escola pública do centro da cidade. Lá, fundo os alunos da escola dançando, tansvestidos de personagens de películas americanas da moda consumista. Famílias, professoras e diretoria da escola felizes. Além de divertir-se e perceber a organização moderna da antiga escola pública, as famílias e visitantes, compram bens de consumo comestíveis e de diversão, deixando o dinheirinho da família pra ajudar a escola pública,  obrigatória e gratuíta. Gratuita? Só pra inglés ver.
   A escola pública já é paga pelos impostos das famílias da cidade e por todos os trabalhadores que são os que pagam. Rico não paga nem imposto. Se safa sempre, pois eles colocaram os governantes no poder e agora reclamam sua parte, ainda que seja pequena.
  A beleza dessa mãe e de sua filha é auténtica. A alegria e confiança delas também, ainda que pura ilusão. Vejam no fundo da imagem fotográfica. Os alunos dançam e cantam músicas e letras estrangeiras de consumo popular que enriquecem comerciantes , empresários e multinacionais.
 Mais no fundo do palco, pátio programado e enfeitado está, bem a vista de todos, o conhecida e atávica imagem do Leão da Metro, a grande companhia de diversões que oferece o  circo ao povo simples e ignorante das grandes realidades que formam as bases da sociedade . Tudo bem,mas o pior e detrás dessa  distração, para não dizer falcatrua, corre a educação dessas inocentes, lindas e puras crianças que espera-se sejam educadas para uma vida feliz, pelo menos como os passarinhos do cerrado que sempre cantam, porque estão felizez. Não , não é assim.
   As belas crianças somente apreendem a obedecer e a ler e escrever o suficiente para continuar na ignorância da realidade social a que estão situadas. As crianças guiadas, como Alice no país das maravilhas, além de obedecer as fadas - bruxas, interiorizam conteúdos moralistas subjetivos facilmente de serem derrubados pelo primeiro pedófilo, ou pedófila que oferecer um presente já visto nos disenhos, estórias ou canções da escola.
 Quem educa as crianças e jovens são os bens do mercado que se oferecem, indiscriminadamente e de modo sutil aos apetites instintivos e dirigidos pela escola, sociedade e pela família que confió o bem precioso de seus filhos e dos futuros cidadãos da cidade, coisa difícil de acontecer.Cidadão somente é aquele que se dirige pelas suas próprias idéias, objetivo da escola que somente ofereceu e de modo caricaturesco as idéias, como disse Guimarães Rosa, já arranjadas pelos invasores estrangeiros.
   O grande Mestre universal Guimarães Rosa é totalmente ignorado nos conteúdos das escolas. As verdades e conteúdos das famílias do sertão quando aparecem são em forma de folclore. Coisa passada e de gente pobre e sem futuro.
   A Constituição da República nos primeiros artigos assenta que a educação dos cidadãos é dever e direito do Estado e da FAMÍLIA. Onde fica a função do Supremo Tribunal Federal-STF- Acaba no oportuno Mensalão?

   Qual será o futuro dessa bela criança com uma escola e família contaminada pelo poder dos grupos hegemônicos do mercado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário