domingo, 9 de setembro de 2012

O BANQUETE DA VIDA





Todos os dias, na hora do almoço, convivemos o gozo do sabor da boa comida caseira junto com o espetáculo gratuito dos vôos rasantes da variedade passarada que abrem asas pela casa grande. Por esses dias o prazer foi original. Arte mesmo. Um passarinho de vivas cores, cuja classificação eu ignoro, pulava de galho em galho no hibisco, verde-prata do quintal com tanta elegância e altivez que, os dois cachorrinhos, em vez de aguardar as migalhas que caem da mesa, olham atentamente a dança do desconhecido saltimbanco. No mesmo tempo vários pardais, pombos, pássaros pretos, pica-paus e sanhaços posavam pelas telhas do barracão e as cercas de pirajá. Outros beiravam à piscina a beberem água e, imediatamente, subiam nos muros. As cabecinhas, inquietas, viravam pra lá e pra cá. Debruçavam e partiam felizes pelo espaço azul dourado do meio dia sertanejo. Boquiaberta desfrutava do espetáculo da natureza igual os cachorrinhos.

            Alguém definiu a vida como um banquete. Um banquete que une os membros da família num amor aberto e crescente. Um banquete, onde se saboreia, cheira e contempla-se a beleza da culinária sertaneja. Um banquete enfeitado por flores do campo, pedaços de sol na mesa. Um banquete, cuja presença dos bichos artistas estimula sobremaneira o apetite da família reunida na gostosura dos prazeres naturais da vida.
 A pessoa sensibilizada com a natureza se eleva, se transforma, se humaniza, se valoriza, respeita, ri, ama, faz o bem e goza universalmente do Pão nosso de cada dia.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário