terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

JOGO LIMPO

Dia 14 de fevereiro escrevi e mandei para todos os amigos e conhecidos o texto com o título Jogo Limpo.

Desde o ano 2004 participo ativamente do Grupo de Estudos de Pastorais da Diocese de Sete Lagoas- o GIESPS.
Se trata de um conjunto de cidadãos leigos e alguns clérigos e pastores. O objetivo do grupo é pesquisar a situação sócio-política que aparece no meio ambiente que nos define tremendamente.
Durante seis anos o GIESPS. publicou folhetos sobre variantes pastorais, sobre orientação política aos fiéis para saberem livremente decidir sobre o governo da cidade, mediante o atual regime democrático que parece o mais factível de ser solidário com os moradores dessa cidade , região e nação.
Seguindo a orientação dos senhores bispos de Minas e Espírito Santo em carta datada em 5 de junho de 2008, o Grupo publicou duas cartas abertas a população e lidas nas igrejas nas missas dos domingos antes das eleições de 2008. A população votou no atual ocupante do governo, mas já em abril de 2009 o grupo escreveu e publicou nova carta aberta domonstrando inquietação ante os rumos atávicos que seguia o governo, recem executivo.
Atualmente esse grupo criou o Grupo Interdisciplinar de Estudos Socio Políticos em que participam mais leigos e que tenta busczr uma atuação mais concreta e comprometida.
Foi pelos membros do grupo que entramos no movimento da PASSEATA DO DIA 18 DE FEVEREIRO, AS 12, 15 , NA PRAÇA DA CATEDRAL.
O objetivo dos movimentos que, espontaneamente, se juntam e engajam, tratam de colaborar para mudar uma política familiar atávica que levou a cidade a uma situação arcaica-moderna que a sofoc e sucataa.
Os partidos políticos somente se dedicam a subir individualamente e socialmente. Na prática nos 48 anos qyue levo em Sete Lagoas nunca percebi um partido político que saisse das bases populares e governasse decidindo pelos interesses e necessidades da população. Sem partidos de base não existe política. Sem política não existe governo. Existe autocracia.
A PASSEATA DO DIA 18  pretende iniciar uma mudança para tentar ainda salvar a região tão bela, rica, e acolhedora.
A PASSEATA não se dirige contra pessoas que seguramente são vítimas do esquema antiquado. Mudar somente pessoas do governo não significa mudar a política parcial.
A PASSEATA pretenta mudar o jeito de fazer política. Trata de que a população que sustenta os governos note que é a mesma população que governa pelos representantes legítimos e legais.
Quem não chora não mama. A população está cansada de chorar. Agora precisa mamar leite natural para sobreviver e crescer feliz juntamente com todos.

Vamos todos a PASSEATA DO DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2011. Pelo menos tentamos e mostramos que estamos comprometidos com a cidade que amamos e nos ama.
Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário