sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CRIATIVA ARTE

Há já oito anos que pretendo dialogar com as pessoas e com os diversos movimentos culturais da cidade de Sete Lagoas e região.
Criei a empresa Centro de Estudos e Métodos do Pensamento Regional, cujo objetivo é cooperar para que os indivíduos apreendam a valorizar as idéias que levam na mente e as comuniquem e pratiquem nas diversas manifestações das artes. Criei o Grupo Amantes de Rosa que pesquisou as obras do literato, poeta, e músico, e mítico conterrâneo Guimarães Rosa. O grupo participou nos tres Seminários Internacionais Guimarães Rosa -1988-2004- na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte- PUC-MG, cujas pesquisas do grupo foram publicadas pela organuzação do evento e divulgados internacionalmente.

Em 2006 organizamos, junto com os movimentos culturais da cidade e região o I Encontro Regional das Artes Roseanas de Sete Lagoas- I ERAR- e o I Concurso Cênico Literário com a participação de alunos dos tres níveis de ensino e cidadãos. Os primeiros classificados foram da Universidade de Montes Claros,o cidadão escritor de Sete Lagoas João Drummont participou com classificação honorífica.Atualmente foram celebrados os II - III- IV- V - ERAR e se está organizando o VI, sempre com temas de atualidade tirados das obras de Rosa. O VI ERAR se dedicará ao tema A Loucura. Publiquei pesquisas e artigos em jornais como Jornal Centro de Minas, Estado de Minas, Sete Dias, Diário Última Hora- Mallorca- Espanha. e demais informativos e folhetos.Tenho pronto para publicar seis livros originais. Publiquei desde 1999 à 2010 pesquisas nos /Anais da Faculdade de Teologia Histórica San Vicente Ferrer- Valencia-Espanha, noos XJV Simpósios Internacionais de .Espanha.
Fiz cursos e palestras em eventos culturais de outras entidades, como 1ª LITERATA de Sete Lagoas. Orientei disertações e teses de doutorado.Organizei pesquisas sobre política regional e sobrte a situação de trabalho nos hospitais, ainda por publicar oportunamente.
Todas essas atividades pretendem prestigiar os talentos da região e cidade, resulta um trabalho gostoso, porém complexo e difícil, O momento de semear é um , o da colheita é outro e seguramente outros colherão. Essa é a utopia que me sustenta. Sei qie as utopias se tornam realidade ao contato com a vida.
O diálogo para a criatividade arte está aberto.
Jorge.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário