terça-feira, 30 de agosto de 2016

QUEM MANDA NAS DEMOCRACIAS?

As instituições que fundamentam a sociedade atual, como o legislativo, judiciário e executivo dos governos em função nada decidem sobre as necessidades básicas das comunidades ditas democráticas. São funções dedicadas a sustentar , a alimentar a sede de poder dos grupos corporativos. Esses grupos dão as normas e manipulam as rédeas dos ocupantes de cargos políticos. 
Quem manda no governo não são os governantes eleitos. Mandam esses grupos e seus aliados mercenários. Esses grupos elegem, para governar municípios, estados e federação pessoas que somente cuidam dos interesses do donos  que são urubus rasgando cadáver social dos estados, deixando, talvez, os ossos para o resto.
O desprecio às democracias está no rito do voto. Ora, votar faz parte da dinâmica geral do sistema político das comunidades. O voto é um elemento que indica uma escolha livre do cidadão. Por isso o importante na democracia é a participação ativa e responsável dos cidadãos nas decisões da política municipal, estadual e federal. Os vereadores, deputados, senadores, executivos representam os interesses de todos os membros da cidade, estado e nação.
Hoje se observa que a democracia participativa pouco tem a ver com o que sucede no mundo caótico em que vivemos. Vejam: a terra treme e mata e destrói. Grupos armados atacam, invadem, sequestram e declaram guerras. Os estados, por dinheiro fabricam e vendem armas a quem paga melhor. Mediante a tática do terrorismo o mundo inteiro está em conflito generalizado. Não se pode viajar tranquilos, nem trabalhar mais para criar bens duradeiros, nem descansar em paz nas casas, nem cuidar da saúde, base do bem estar  pessoal e social.
Todo esse caos mundial vem da formação do pensamento que os grupos mediáticos colocam na cabeça das pessoas que mais que cidadãos livres são objetos manipulados como folhas mortas caídas de árvores secos.
O Brasil, há vários messes vive essa situação. Os grupos que comandam a economia mundial querem tirar mais bens naturais desse país, imensamente rico, mas que a desigualdade social nunca foi tão desigual. Democracia só existe quando existe democracia econômica. O Brasil é dos poucos países  que ainda não fez reforma agraria honesta. O grupo mais poderoso do país é o grupo de donos das terras na organização UDR- União Democrática Ruralista. Vejam que nome lindo. Mas observam suas práticas. Estão organizados por mafias que manipulam as populações como nos tempos da colonização e estão emparados pelas instituições sociais da democracia, sobretudo pelos militares que sempre mandaram  nos países invadidos. Por isso os pobres, imitando os ricos, apreendem a se organizar e ter armas e enfrentar as forças convencionais, como acontece diariamente nas grandes cidades do pais.
Vejam a palhaçada das próximas eleições municipais de outubro. Esses dias pode ser destituída pelos políticos mercenários a Presidente eleita e o sistema continua insistindo em votar membros marcados para governar o que já parece ingovernável.
Democracia somente pode existir com respeito ao outro, mediante aceitação das diferenças com acordos firmes e revisados, sempre que os grupos diferentes vejam necessidade.
Por isso o Papa Francisco insiste em comunicar que o ato de caridade perfeito é a ação política. Política e religião estão juntas sempre, porque se trata de servir ao outro. Ter fé é servir e cuidar do outro semelhante que tem os mesmo deveres e direitos.

Para uma democracia participativa se tem que mudar as ideias das comunidades . Favorecer, de fato, o diálogo interpessoal para, juntos, organizar as comunidades, visando o bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário