terça-feira, 23 de agosto de 2016

AÇÃO COMUNITÁRIA

A palavra aliança é mística, porque desde a origem é entendida como a união da criatura com o Criador. A aliança fica desfeita somente pelo comportamento de afastamento da criatura que , usando da liberdade pessoal, rejeita a gratuidade do Criador. Esse afastamento gera situações trágicas para a humanidade.
A partir desse afastamento o bem - estar comunitário se complica. A história humana se resume nas alianças entre a criatura e o Criador como se observa na visão do Antigo Testamento e se concretiza para sempre no Novo Testamento, onde essa aliança temporal somente se pode concretizar pela conversão do povo libertado por Jesuscristro ao dar a vida pela salvação do novo povo. A aliança religiosa e política formam unidade. A conversão  que se entende pelas  palavras: Mudança; Retorno; Arrependimento.
O jovem mostra uma mudança individual ao dedicar-se ao bem social em movimentos de jovens. Se trata de uma mudança prática. O conhecimento passa para a ação que salva.Não basta discursar e protestar. Jovem é jovem quando age livremente pelo bem dos outros jovens e adultos.
Retorno significa a adesão total do espírito humano- individual dentro de uma comunidade comprometida com o bem-agir e ser.

Arrependimento acontece quando cada membro da comunidade humana abandona as faltas individuais e comunitárias e se dedica para o bem – comum, base dos partidos políticos e suas alianças. Política só serve quando se torna um ato religioso. O Papa Francisco nos lembra que o ato de caridade maior é fazer política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário