segunda-feira, 23 de maio de 2016

FUTEBOL ARTE

Atualmente o futebol, em categorias de classe, domina a diversão popular das nações. .
Sou amante do futebol desde criança. Se tornou minha principal diversão. Vou ao campo ou assisto por teve ou internet. 
Por que sou amante do futebol?
O jogo de futebol, como todo jogo é arte e a arte diverte,  humaniza. É entretenimento!
O jogo do campeonato da Libertadores das quartas de final, ocorrido na quarta féria, dia 18 de maio 2016, no campo da Independência, em Belo Horizonte, mais que diversão foi um tormento. Penso que tanto o Atlético Mineiro como o São Paulo, tirando a emoção das torcidas, não mostraram a essência do jogo do futebol que é um bale de cada jogador e de cada equipe.
Um ato humano é arte quando se demonstra inteligência individual e de grupo, mostrando a habilidade pessoal e grupal. O vontade de ganhar é normal e essencial para todos os que competem. O bom do jogo é competir. Competir ajuda a superar-se e a galgar o primeiro lugar, a fama e honra. Objetivos normais, sempre que sejam honestos. Os que perdem, também se divertem, ainda que não conseguam o primeiro lugar. Divertimento é o primeiro objetivo,
Atlético entrou, como toro no pasto, desembestado. Mesmo que precisava ganhar por  dois gols, tinha 90´para consegui-lo. O conseguiu com menos de 10´.Ótimo. Mas não teve equilíbrio emocional para administrar as 80´que faltavam. Demostrava impaciência. A bola era tratada como um estorvo. Errava passes, dava chutes ao alto, faltas a toa.
Por outra parte, o São Paulo, penso que jogo mal, mas teve mais calma para poder equilibrar o prejuízo da iliminação. Também teve muita desconexão. Quando, de novo, de bola parada marcou o gol que lhe dava vantagem, soube agrupar as especialidades e habilidades defensivas, mesmo errando muito e lhe valeu a classificação.
Penso que nem um, nem outro mereciam a classificação, pois jogaram sem inteligência, habilidade, nem projeto. Mas jogo é jogo. É imprevisível, por isso é diversão. Quanto a diversão é arte o prazer nunca falha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário