terça-feira, 29 de março de 2016

SONHO E REALIDADE

Sonhei um vasto campo, lotado de homens, mulheres e crianças, esfarrapados. Escoltados por soldados, fortamente armados e batendo a multidão que avanza no conflito.
Mesmo dormindo, sabia que a multidão reprimida era formada por pobres trabalhadores, camponeses e classes divertentes do sistema social atual, sustentado pelas instituições civís, militares e eclesiásticas, representantes das classes hegemônicas e repressoras do povo trabalhador. No sonho lembrei a divisão entre patrões e trabalhadores que configuram as nasções em que vivi de criança. A guerra civil espanhola do 36 era o conflito entre os republicanos, de um lado, em geral trabalhadores ; do outro lado, militares, aristocratas, patrões e religiosos. Trágica visão da sociedade de classes. Da guerra civil, as imagens pulavam á realidade do II Guerra Mundial, conflito entre pobres e ricos, sob as ideologias do capitalismo, comunismo, fascismo e nacismo.
No sonho, essas visões de perseguição aos pobres e trabalhadores me transladavam para a realidade que vive hoje o Brasil. Corporações judiciais e policiais perseguindo os trabalhadores e seus seguidores, sem julgandomento. Só por serem de partido diferente aos dos partidos dos ricos.  O PIG, partido da imprensa golpista, volta a tática, já usada noutras oportunidades adversas aos intreresses dos ricos. A lorota da corrupção se arremessa ao partido que governa, antes foi o PRN, hoje PT, dos pobres. Os ricos e poderosos aparentenmente limpos, puros, tão puros que ninguém vê. Os juízes, como sempre, estão a favor dos ricos. Os juízes são idénticos aos juízes dos jogos de futebol. Atrapalham o jogo, quase sempre e os torcedores saem revoltados. O mesmo está acontecendo nesse pais maravilhoso. O povo está envenenado pelo PIG. Se esperam, infelizmente cadáveres. O golpe já opera, usando o Impeachement previsto na Constituição. Os partidos da ultra direita insistem em que os juízes são imparciais. Alguém, por favor, me quer dizer onde existe realmente a imparcialidade?
A imparcialidade é um desejo. A sujetividade dirige todo comportamento humano, além das “ideias arranjadas” diria Rosa.
No sonho, vivi toda a longa vida e devo confessar que, infelizmente pouco  mudou. Vim ao Brasil, mandado pela Igreja Católica, junto  com muitos jovens crentes para liberar o Brasil dos comunistas. Na ditadura fui preso e perseguido, porque trabalhava com camponeses, operários, domésticas e minhas aulas colocavam as barbas de molho dos bons e poderosos cidadãos e seus algozes.
Como anunciou o Jornal do Brasil, no dia 18 de abril de 1964, mostrando minha foto e a do colega: “ Inocentes úteis”.
Realmente fomos inocentes úteis ao capital mundial. Depois de 54 anos de Brasil, percebo que o perigo desse país nunca foi o comunismo e, sim o capitalismo, apoiado como sempre pelas classes dominantes e religiosos, com raras e boas excepções. O sonho me revela a maldade submersa desse nobre país. Deus ajude o Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário