segunda-feira, 21 de março de 2016

POLÍTICA, MAIOR CARIDADE

A política, como ensina o Papa Francisco, é a primeira virtude da caridade; dar sem esperar retorno. É ato religioso, por isso é virtude.
A política que é a virtude de servir  e aumentar os bens essenciais a vida pessoal , familiar e comunitária. Esse objetivo é que faz que os cidadãos sustentem os governos municipais, estaduais e federais ou tribais. Esse anséio ancestral também se degenerou pela ambição de pessoas escolhidas, de muitas formas, para gerenciar os bens das comunidades do Planeta. A história, mestre da razão, mostra como, de fato, esse objetivo ainda está por vir. Cada dia entendo mais os anarquistas!
O conhecido e bem intencionado economista inglés Adam Smith a fim de conseguir que a política econômica fosse justa para todos, sem excepção, inventou a fórmula “ da mão invisível”. Essa mão invisível, de modo natural, repartiria os impostos pagos pela comunidade trabalhadora para que nenhum membro deixasse de receber os bens essencial a vida. Dois séculos depois ninguém viu essa mão. Evidente é invisível e inútil. A política econômica do liberalismo só favorece os mais ricos, por isso, poderosos.
Hoje, no Brasil, os adeptos da mão invisível do neoliberalismo, empressários, banqueiros, comerciantes, igrejas e militares, imprensas usam e abussam da “mão bem visível” do poder econômico , judicial e militar para excluir dos bens essenciais aos governos populares que tentam fazer chegar os bens esenciais a vida a todos os cidadãos das comunidades. A classe liberal, apoiada aos militares, de sempre, objetiva, a custo do desrespeito descarado as justiças, a impor normas e leis que oprimem os moradores das periferias e a reserva de mão- de- obra que espera trabalhar para viver humanamente.
Um colega discutia, vehementemente, que a lei é feita para os burros. Pois quando não querem andar, apanham. O amor jamais precisa lei, nem normas, porque age por convicção e bondade natural. E a Bíblia, livro precursor da cultura ocidenhtal, ensina que a lei mata e o amor liberta.( Romanos, 2, 17-24)
Hoje, como observou, o ex-presidente Felipe Gonzalez, em palestra recente no Brasil e na entrevista no jornal El Pais e o ex- governador de São Paulo Cláudio Lembo “ o Brasil está em vias de entrar num governo de juízes, já está”. Significa que se pode cair no imperio da lei aque bate só aos burros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário