segunda-feira, 11 de abril de 2016

O FILHO DO CARPINTEIRO

Marcos, Mateus e Lucas, capítulos 10; 20; 18, revelam a Jesus de Nazaré como o Filho do homem e líder, seguido por multidão de pobres trabalhadores, camponeses, doentes, mulheres e crianças.
 Os doutores da lei, os fariseus e autoridades que buscam riquezas, a fim de fundamentar o poder, não suportam o sucesso popular“do carpinteiro”(Mc.6, 3) fazendo o bem e repartindo as riquezas para a população ( Gn,13,2,). Estando em Jerusalém é acusado de agitador, preso, torturado e crucificado pelos doutores da lei e sacerdotes do templo, mas ressuscitou.
Estes fatos, acontecidos milhares de anos atrás, vemos que se atualizam com novos métodos aqui, no Brasil e, nos países, onde os trabalhadores, pobres, camponeses, imigrantes são perseguidos, presos, deportados e mortos.
Os fiéis que são os filhos do homem atuais e que começam ter bens para sobreviver e louvar ao Pai, são acusados, perseguidos e presos e até mortos pelos doutores da lei, sacerdotes e escrivãs que interpretam os princípios bíblicos e jurídicos somente para acumular riquezas e poder pessoal. Foi para isso que no século XVI se criaram os Estados para assegurar o poder dos que usurparam os bens da natureza e cultura. 
 Os Estados modernos criaram a sociedade capitalista. Não como dom de Deus, mas como acumulação brutal de capital- dinheiro-. Esta sociedade encaminha-se para o caos total. Quando a riqueza se acumula para poucos, desaparece o Reino de Deus e se instala do reino dos ladrões ( Lc. 11, 17)
A fé dos filhos do homem se unem no amor para recriar a sociedade do Reino de Deus, onde todos os filhos são convidados para o banquete da vida, sem exceção. O amor é inclusivo, porém aberto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário