sexta-feira, 27 de novembro de 2015

DEMOCRACIA SEM POVO É DITADURA

Nos ensinaram que os pilares da democracia são os três poderes. O poder Executivo, basicamente configurado pelo presidente eleito, vice, ministros e partidos de sustentação.
O poder Legislativo formado pelos deputados legitimamente eleitos e os senadores.
O poder Judiciário, composto por juízes nomeados pelo executivo e confirmado pela Congresso.
A legitimidade de esses poderes se fundamenta na participação da população toda que forma uma comunidade humana, unida pelos objetivos comuns, desejos e esperanças.
A participação da população acontece através dos partidos políticos, formados  por membros da comunidade que compartilham interesses, desejos e necessidades comuns.
Sem partidos políticos permanentes e fiéis resulta impossível uma democracia representativa legal e com legitimidade.
Na história do Brasil, excepto raros tempos, não existiu a tradição de partidos políticos representativos da população. Só existiram partidos representativos de corporações e grupos de interesses. Ruralista-UDR. e muitos outros que aparecem ao gosto de pessoas influentes  .
Nas comunidades, em geral se vota em pessoas, não em partidos.
Depois de 1980 apareceu o primeiro partidos emergente da população. O Partido dos Trabalhadores, que, depois de muita luta, chegou ao governo federal por largos anos.
Os partidos dos grupos de interesses e corporações se unem a grupos conservadores da ultra direita para derrubar o único partido popular, inventando toda classe de falsidades e se unindo até aos poderes constituídos para conseguir derrubar o PT. Os poderosos não aguentam mais ficar fora dos governos, porque fora do poder nunca ficaram, pois esses grupos poderosos formam o poder nacional que pode derrubar qualquer tentativa de democracia representativa. A população, infelizmente, ainda não é quantitativamente consciente de sua eficaz participação na democracia.  Mas esse tempo chegará mais pronto do que se espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário