quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Nos primeiros anos do século XXI o escritor catalão Gomis , se perguntava sobre a matéria prima dos jornais e escreveu: “ O interesse objetivo das notícias está em sua capacidade de revelar a inesgotável novedade da vida humana, da sociedade que não para  de mostrar-se distinta do que creiamos que era. As notícias interessam pela novidade”. ( La Vanguardia,02/12/15)
A novidade, pois se torna a base da vida humana e de essa vida que se desenvolve e movimenta em sociedade e que tem o carácter de motrar-se distinta do que aparenta.
A refrão, nascido da sabedoria popular já esnina de que “ as aparências enganam.
assassinato de 14 pessoas ocorrido em São Bernardino, na Califórnia- EEUU-  por umas poucos pessoas, demonstra mais uma vez, que a sociedade norteamericana, apesar de todos os estudos e opiniões que recebemos, não é uma sociedade democrática, porque os cidadãos não tem o direito, nem ao bem superior da vida pessoal, nem de viver numa casa de saúde a fim de gozar do bem-estar - pessoal e sentir-se integrados na comunidade que os acolheu .
Ontem, dia 02/12/15, no Brasil o presidente da /câmara dos deputados aceitou pedido de  poucos cidadãos, doutores da lei, para o impeachment da presidente do Brasil, eleita democráticamente duas vezes pela população. A sociedade brasileira parecia uma sociedade democrática, livre, contudo, por terceira vez, um presidente eleito democraticamente pode ser, de novo, substituído.
O novo, de novo, desse caso político é uma demonstração de que a sociedade brasileira não tem um regime democrático. O novo nesse caso é rever os velhos grupos conservadores que usando da lei convencional atropelam a opção popular por mudanças de base.. A novidade é que que as classes ditas superiores não suportam o governo do um partido, cujas bases, em geral, são populares.
Há mais de um mês o rompimento de duas barragens de detritos de mineiro armazenado pelas empresas Samarco e a Vale, soterraram dois distritos da cidade de Mariana, Minas Gerais,matando pessoas e milhões de  peixes do Rio Doce , hoje rio barro.
E especies nativas das serras das Gerais, além de privar a milhões de pessoas de terem água poptável e de uso caseiro ou agrícola e industrial.

Nesse caso, o novo é a afirmação do poder das empresas mineradoras que mandam e dispõem de terras e pessoas, conforme seus interesses. Um mês depois do acidente previsto nada que repere os donos foi feito. A lei convencional mais uma vez está por cima do bem-estar das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário