quinta-feira, 16 de julho de 2015

SOU FILÓSOFO, PORQUE PENSO

Bem pequenos, ainda, ouvimos, sem entender o motivo, essa deprimente repreensão dos adultos que vivem no entorno da gente. – Cala a boca! –
Cala a boca é a admoestação que mais escutamos desde crianças, tanto na família como nas escolas e até nas rodas de amigos em momentos de festas. Parece que o universo todo compactuou em silenciar a boca das pessoas em crescimento. Claro. Esse movimento comunitário consensual condicionou os jovens e mais tarde os adultos a ficar calados ou falar palavras consentidas e apreendidas desde a infância. O fato de ficar calado manifesta que a pessoa não sabe falar, ou tem medo de falar, ou opta por não falar. O pior é que, quem não fala, não manifesta o que pensa. As palavras faladas expressam os ocultos pensamentos da inescrutável mente humana que, naturalmente, pensa. Não é possível existir alguém que não pense. Até as pessoas que são definidas como deficientes mentais também pensam, mesmo que aparentemente se percebe o contrário e, ainda sejam vistas como anormais.
Quem se atreve a dizer que é normal?
Observando os animais notamos que eles agem conforme os indivíduos que tomam conta deles. Já existe em refrão que manifesta que “o cachorro tem comportamento idêntico ao do dono”. Na minha experiência constatei esse comportamento animal.
Pensar é natural. O cérebro é nosso processador natural dos pensamentos subjetivos, porém a história humana mostra que os grupos de elites no poder condicionam o pensamento da gente, e como!!!
Lembro que, quando ingressei na universidade de Madri para cursar Ciências Políticas e Econômicas, o professor Dr. Alberti, no primeiro dia da aula pedia aos novos alunos que escrevessem um pensamento próprio y, logo ordenadamente, cada aluno leria o pensamento escrito. Levei um susto. Pois custava horrores desenhar um único pensamento meu. O pior era que todos os alunos sentiam o mesmo incômodo.
O professor, grande pedagogo, percebendo a situação de deficiência mental dos alunos comentava. - Senhores filósofos, por que demoram tanto em falar seus pensamentos. Os senhores, como pessoas, são naturalmente filósofos. Toda pessoa é filósofa, pois quem pensa filosofia e os senhores pensam, por isso, são filósofos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário