quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

MÁRTIR RAIMUNDO G. FIQUEIREDO

Amado aluno Raimundo,

Hoje a sua amiga de luta, para libertar o Brasil do capitalismo, é pelo voto e esperança da população pobre Presidenta do Governo do Brasil, já há 4 anos e foi reeleita.
Hoje 10 de dezembro a COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, instituída por ela anos atrás
Entregou-lhe o relatório dos fatos ocorridas na ditadura militar-religiosa-burguesa do 64.
Não sei se entre os mais de 400 mortos e desaparecidos durante esses 20 anos, seu nome aparece.
Sua presença está na minha alma. Vejo você, jovem de 18 anos de joelhos ante o sacrário da capelinha improvisado do recém inaugurado Seminário São Pio X, ainda no colégio Dom Silveiro, naquele tempo o mais importante da cidade e região.
 Na hora do recreio você era o único que ficava rezando, meditando, estudando e ajudando os colegas. Sempre sorrindo. Sorrindo sempre.
Em 1963 passou ao Seminário do Coração Eucarístico, hoje PUC.MG. Lembro você, Dilma e Pimentel invadindo os terrenos do poderoso Luciano. Claro, chegado o golpe a Igreja Oficial o abandonou. Você, convicto, não abandonou o ideal de libertar os pobres.
 Sem apoio da poderosa igreja oficial se obrigou a refugiar-se ao PCB e entrar na guerra de guerrilhas.
Em São Paulo fugindo dos militares você se refugiou na minha paroquia Cristo Jovem, da Lapa de Baixa, São Paulo. Você vinha acompanhado, na moita, de trabalhadores pobres feridos, seus amigos, seus irmãos, seus brasileiros de verdade.
Eu tinha que esconder vocês das beatas e devotas da comunidade. Não entenderiam seu ideal, como não entenderiam o Cristo revolucionário, lutando contra o império romano, fundamento do imperialismo do mercado atual. O bispo Dom José Thurler me apoiou nesse trabalho caritativo.
Você, seguindo os planos da guerra de guerrilhas seguia pra Recife. Lá em 1971 foi assassinado pelos militares e pelas costas, sem defesa, nem luta. Sua mulher Regina, foi assassinada do mesmo jeito no Rio de Janeiro. Deixaram duas filhas de uns dois anos.
Seu exemplo de coragem e ideal segue vivo em mi e em muitos que conheceram seus ideais humanitários, herança de seus trabalhadores e amados pais.
O povo simples e muitos de outras classes sociais lembram com carinho e admiração de sua bondade e dedicação ao Brasil.
O Relatório entregue no dia 10/12/14 pode ser o início da reconciliação e da pacificação dos brasileiros, como anunciou a Presidenta. O povo quer. Espero que os poderosos e influentes também queiram. Eu quero, como sempre quis, e, por isso, optei ficar aqui até Deus querer.
Raimundo sinto você em mi, juntos com os outros colegas desaparecidos como Joaquim, Laerte e tantos outros sertanejos do Grande Sertão, VERDADE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário