quarta-feira, 13 de agosto de 2014

HONESTIDADE DAS PREVISÕES ELEITORAIS

Neste ano de eleição majoritária, as grandes empresas da mídia descarregam á minudo toneladas de informações sobre a situação de cada candidato a cargos de governo e a preferência dos eleitores, elaboradas pelos famosos Institutos de Pesquisas do País.
Até que ponto os eleitores, involucrados nos seus múltiplos quefazeres diários, acreditam na fidedignidade dos resultados, apresentados pelos infalíveis meios de comunicação?
Há muitos anos tenho um amigo de estudos e de pesquisa que montou uma empresa de pesquisa para servir as eleições da capital de um Estado central do Brasil. Depois de poucos anos a empresa cresceu e teve que ampliar as instalações de serviços informacionais, tanto para políticos aos cargos de governos, como também para pesquisas de mercado, porém menos ostensivas e intensivas
A honestidade é um valor subjetivo e, por isso, difícil de medir e avaliar em quantidade numérica, mesmo que a matemática seja a ciência básica das artes da vida humana e material. A honestidade mesmo sendo um valor subjetivo é percebida como é percebido o olor da rosa, a alegria do sorriso, a beleza da alvorada e a amizade do amigo.
Jugar a honestidade das pessoas é querer colocar-se no lugar de Deus. Pois quem é capaz de conhecer a mente humana. Quem? 

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