domingo, 9 de dezembro de 2012

NOVA LENDA


Oscar Niemeyer hoje, dia 7 de dezembro, há regressado à terra que o criou, Rio de Janeiro, terra de montanhas, morros, vales, rios, mares, florestas, escritores, poetas, artistas, aventureiros, turistas e mulheres exuberantes igual às curvas da natureza carioca e ondas do mar Atlântico.

            Até hoje Oscar era história. Agora passou a ser uma LENDA, um mito, como o deus sol, a amada lua e a cintilante estrela das noites românticas nas noitadas agitadas da cidade maravilhosa. A partir de hoje ostenta mais uma maravilha humana.

            No Brasil e no mundo muito, se escreveu, publicou e proclamou, desde a notícia de sua morte no dia 5 de este mês, o último do ano convencional. As palavras, as imagens e as solenes e merecidas cerimônias e homenagens seriam ouvidas por milhões de habitantes, por alguns artistas plásticos, por bastantes comerciantes das grandes galerias e por alguns alunos ou orientandos.

            Os familiares abrem, generosamente, os muitos projetos encomendados, alguns já iniciados e outros ainda a espera. Mas todos os responsáveis das sagradas encomendas mostraram a responsabilidade de concretizar as geniais idéias do Mestre criativo de cidades, prédios, edifícios públicos, monumentos, pinturas, livros e universidades fundamentadas na sociedade capitalista, sinalando com arte e poesia a vinda de uma sociedade em que a beleza seja sempre o destaque natural. O ponto geométrico é infinito. A linha reta não tem fim. As curvas, descobertas pelo mestre, geram a vida quente concreta e invitam sempre aos sentimentos gozosos que envolvem  toda curva física, sobressaindo as curvas humanas que Ele tanto admirou, amou e até hoje faz levantar os humores a todo ser sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário