sábado, 29 de dezembro de 2012

EMBRIAGUEZ TECNOLÓGICA DA MENTE JOVEM


O menino acaba de acordar. Sem falar com ninguém, nem se alimentar vai direto ao video game. Olhos fixos a telinha, aparentemente inocente e alegre. O menino pode optar pelos jogos de rua, pela natação na piscina que tem em casa, brincar com tres caozinhos, visitar os visinhos, folhear revistas ou livros dos vários estantes da casa em que mora. Claro a violência simbólica do consumo e da mídia o hipnotizaram, como tantos meninos e até jovens com os chips rítmicos, ou youtube do mercado curiosity.
Naõ sou contra a tecnologia. Não. Opto por ela sempre que me liberta de alguma dor ou limitação. Não aceito que meus semelhantes sejam escravizados pela tecnologia atual que está claro que visa o lucro dos oligopólios do mercado oprimente.( Solivellas, Perelló, Empresa Escola, Puc. Minas, BH. 1984- Pedagogia do Estágio: experiências de formação profissional. Imprensa Oficial, BH, 1998- Na dança das sereias, Cemper, Sete Lagoas, 2006)
A imagem desse menino real revela outra trágica realidade, já constatada pelas pessoas que ainda pensam por elas mesmas. A educação, há tempos, que se limita a servir ao mercado consumista. A educação não mais é humanista. É tecnológica e serviçal aos bens descartáveis do comércio e dos serviços.
Pior ainda. quem se atreve a falar e até a suplicar para uma educação humanista os mercenários da educação mercantil gozam com despreço olímpico.
A indignação dos jovens e de famílias do mundo já iniciaram a reação contra essa educação idiotizante.
Eu sou um lutador solitário na procura constante de uma educação libertadora e culturalmente bela como os bens naturais do universo e do firmamento infinito. Aos poucos os inconformados pela falta de liberdade na educação e nas opções essensiais da vida se juntam a gente formando movimentos culturais e sociais que, apesar das incompreensões, tentam continuar.
O mercado de consumo conta com todos os apoios das instituições que sustentam a sociedade, porque essas instituições são  bem pagas pelos donos do mercado. Mas , nesse mundo, nada é eterno, a população já se movimenta para a mudança radical.
Tecnoçlogia , sim. Liberdade mais. Cultura sempre e diferente, pois cada obra de arte é uma revelação divina.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário