quarta-feira, 5 de outubro de 2016

PROCESSO DEMOCRÁTICO

Numa democracia representativa o ato de votar livre é um processo importante do regime democrático, mas não o único, nem o mais importante. Pela minha experiência e pelos estudos, estou convencido de que a democracia é um conjunto de elementos interligados e complementares. Os partidos políticos, representativos dos desejos e interesses dos membros de comunidades sociais, são a base da democracia. É no partido que se formam seus afiliados, conscientes de que somente, como partido, podem ter oportunidade real de serem ouvidos e poderem decidir nos diversos governos municipais, estaduais e federais. Sem partidos ativos, conscientes e representativos dos grupos nacionais, fica muito difícil o funcionamento normal do regime democrático. As idéias presentes nas mentes dos indivíduos que se afiliam livremente ao partido poderão competir livremente para poder formar governo, juntamente com os outros partidos que tenham o mesmo formato, mesmo que as idéias sejam e devam ser diferentes. As deferências constroem a beleza social e pessoal de uma comunidade de Estado de Direito. O respeito as idéias dos outros fundamenta uma convivência pacífica e progressista entre todos os partidos.
O voto se torna o ato responsável e livre para o cidadão poder colocar o partido perto do governo ou dentro do governo e assim poder decidir nos atos normais e formais do governo.
Os partidos políticos respondem sempre as idéias afins dos cidadãos que configuram o partido que mais se adapta ao modo de ser de cada cidadão. Somente assim é possível a formação de uma sociedade livre, pacífica e próspera.
Uma sociedade, como a nossa, com partidos de conveniência,  ou pior, partidos de aluguel ou mesmo, partidos de grupos corporativos, fica muito complicado viver democraticamente.
Sei que o resultado das eleições municipais de 02 O. sacudiram partidos importantes e que os grupos dominantes da política e da economia do país continuarão articulando e confabulando, conforme interesses. Porque esses partidos representam interesses privados e de grupos hegemônicos, que não respeitam as idéias e as diferenças dos contrários, a nossa sociedade seguirá na turbulência. Entendo que vencedores e vencidos pouco contribuirão para uma comunidade democrática, pacífica e, livremente produtiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário