domingo, 14 de junho de 2015

SABEDORIA POPULAR

Dia 09 de junho 2015, estando lendo a imprensa internacional, associei, admirado, as palavras sábias e oportunas do craque brasileiro Daniel Alves, jogador do FC Barcelona, campeão da Champion Legue 2015, e os conselhos que recebia do idoso avô Miguel quando me observava lendo, avidamente, as notícias dos jornais da época pósguerras.
 Daniel comemorava na grama do Camp Nou- Barcelona- o triunfo internacional. Importunado, nessa felicidade da vitória, os jornalistas de muitos países e tendências insistiam sobre a possibilidade da nova contratação com o CF.Barcelona que ainda estava sem acordo e era ocasião de comentários imprudentes e curiosos demais.
A esses jornalistas -responde Daniel-  Me estão faltando ao respeito e tenho limites. Cada qual interpreta no seu jornal segundo seus interesses. Cheguei ao limite.
Meu avô, sessenta anos atrás, na sua experiência de carvoeiro no cerrado de Tucumán, Argentina, e de agricultor nos campos do Mediterrâneo, me convencia de que os jornais misturam mentiras com alguma verdade. E insistia - Jorge, não se deixe enganar pelo que escrevem. São pau mandado de grupos poderosos-

Jovens famosos da atualidade e operários idosos do passado mostram ante os comentários e notícias dos jornalistas dos grandes jornais a sabedoria de saber discernir aquilo que não se diz nas notícias ou saber ler nas entrelinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário