terça-feira, 18 de novembro de 2014

SOU EU MESMO QUANDO PENSO


Dois colegas de Facebook se indignaram por causa de informações e piadas dirigidas a pessoas que representam instituições, símbolos do equilíbrio social. Ora são governantes, ora religiosos, professores, desportistas, artistas, pais de família, trabalhadores, etc.  
Informações infundadas são liberdade de expressão?
 A liberdade de expressão é um direito humano fundamental da manifestação do pensamento por meio de palavras ou gestos.  Comunicar o pensamento que temos na mente e mostrar as obras que realizamos para os amigos e outras pessoas significa uma relação humana dignificante.
- Por que será que existem indivíduos que se resistem a comunicação humana entre pessoas e entre os seres vivos e vegetais?
-Na escola não apreendemos que todos somos parentes até dos animais e plantas?
-Comunicar-se é a base de experimentar a relação gozosa e fraternal entre os seres da natureza e até do universo.
 A ciência atual, segundo o biólogo, professor de Oxfort Richard Dawkins, na magnífica obra A Magia da Realidade, confirma que todos os humanos e seres existentes somos parentes e saber essa verdade somente pode engrandecer e proporcionar bem estar a todos.
 O direito do pensamento de expressão é um direito para todos, assim como a vida é direito de todo ser vivente e temos que respeitá-lo. Ao comunicar nossos pensamentos e nossas obras somos também obrigados a comunicar notícias e obras reais e verdadeiras. O direito de expressão jamais pode dar direito de falar sobre assuntos inverídicos, improváveis. A notícia tem que ser verdadeira e provada. Jamais boato ou manipulação danosa contra qualquer pessoa.
- Será que qualquer um de nós, usando do direito da livre expressão, pode ir a um meio de comunicação local, nacional e internacional e informar difamações, ou gozações sobre outras pessoas?
Claro que não! Ninguém tem direito a difamar, nem gozar dos outros. Existem outros meios justos de esclarecer desentendimentos e diferenças de pensamentos e ações.
O jornalismo ético respeita os quatro pilares que dignificam sua informação: o diálogo; a negociação; o pacto e a inteligência. Esses pilares do moderno jornalismo devem ser comunicados e apreendidos nas muitas escolas de comunicação existentes no país.
Infelizmente, jornalistas existem que se deixam seduzir pelos apelos imorais dos meios de informação que hoje formam o quarto poder no mundo e que são responsáveis de muitos conflitos. Não existe poder nenhum que justifique o desrespeito da pessoa humana.

A liberdade é o melhor dom que os céus deram aos homens. Pela liberdade e pela honra se pode e deve dar a vida. A magia da realidade que se cria está baseada no prazer dos sentimentos de união e de amor, fundamentos da paz duradoura e viável.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário