segunda-feira, 28 de julho de 2014

O SENTIDO DO EROS


“ A depressão é uma doença narcisista. O narcisismo distância o outro da gente e leva a depressão, comporta a perda de sentido do Eros. Deixamos de olhar o outro”.
Sabemos que não existem doenças , existem doentes.
Uma moderna doença emergente da mente humana está no abandono do outro.
O outro é o semelhante, seu próximo. Você mesmo. Assim se pode entender o ensinamento do Jesus quando publica que" ama a Deus sobre tudo e ao próximo como a você mesmo". O próximo é você mesmo . Quando deixamos de estar relacionados com os outros em casa, na rua, no trabalho, etc. passamos a um estado de solidão, de não amor. E sem amor a pessoa humana não pode viver. Amor é ar que respira a alma.
O amor é sentimento de sentir-se amado e de amar. É um estado de ânimo da gente e esse estado de bem- querer nasce da relação com o semelhante.
A palavra EROS que tanto se fala e que poucos compreendem tem sentido de amor de relação com o outro. Essa relação tem várias vertentes humanas, entre elas o instinto sexual. Todo o que é instintivo é agradável, como a comida, bebida, caminhar etc. 
Relacionar-se pelo sexo, pelo instinto é agradável, mas separado da relação amorosa fica incompleta e , com o tempo, frustra. Tanto a mulher que se sente usada, como o homem que se percebe só, quando a relação não é de amor, de EROS, vem a frustração e aos poucos a dependência, a droga e a depressão doentia moderna, pois hoje pra negociar e lucrar a capital estimula o sexo e as pessoas caem no jogo comercial que , aos poucos vem a ser fatal.
A moderna relação nas redes sociais sempre que seja relação de sentir o outro e saber-se o outro é uma relação humana que realiza, mas quando é uma relação virtual sem retorno de amizade humana real, frustra e se encaminha para a decepção e , aos poucos para a depressão.
Só amamos quando entramos no outro que é encontrar o ser e o SER é Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário