segunda-feira, 27 de agosto de 2012

HERÓIS DA DIGNIDADE


Essa imagem informa as figuras de seres humanos, moradores da África Subshariana emigrando para Europa. O grupo desta foto publicada dia 27 de agosto de 2012, no jornal internacional El Pais mostra um grupo perto da cidade de Melilla, colônia espanhola, tentando chegar à península para recomeçar una vida digna. As tribos das etnías africanas são a base do que hoje configuram oa países da África colonizada por belgas, franceses, ingleses, holandeses, espanholes e portugueses. As tribos ganharam, depois de muita luta, a independência política, como nação. Mas ficaram na dependência de ditadores quase sempre cooptados e pelegos dos países que os colonizaram.
   Europa, democrática e cristã, até hoje extrae riquezas naturais abundantes e mão-de-obra barata para servirem a agricultura e as fábricas da Europa e outros serviços.
   Estes grupos que são milhares buscam a dignidade da vida que resulta do direito de comer, trabalhar, festejar, adorar seus deuses, fomentar sua cultura, criar famílias e viver em paz.
    África como América e Ásia criaram as riquezas e o desenvolvimento de Europa. Estados Unidos, etc. Além de serem pessoas humanas dignas de atendimento, os países colonizadores são devedores dessas grandes tribos, hoje países.
   As potencias imperialistas que colonizaram e expoliaram as riquezas dos continentes com tencologias culturais, científicas e instrumentais, hoje inventaram o jogo truculento da crise financeira que atinge todos os países.
    As potencias de ocidente, sob o manto da crise, expulsam os emigrantes que já trabalharam e viveram anos no ocidente. Imaginem os percalços que esses grupos de emigrantes atuais terão que enfrentar para entrar na Europa. São muitos os que morrem ou são mortos, ou afogados nas águas do Atlãntico ou do Mediterrâneo, como há dias o atleta das Olimpíadas da China, 2008.
   Essa situação vem se juntar as tragédias dos continentes do Planeta Terra. Tragédias vindas de potências que exportam democracia. Que democracia?
   A educação humana somente é humana sempre que partir da realidade que os seres humanos criamos. Quando deixaremos de olhar nosso belo umbigo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário