quarta-feira, 13 de junho de 2012

EDUCAÇÃO POLÍTICA


   Os eleitores de Sete Lagoas e região, nas eleições municipais desse ano, ainda podem votar em candidatos saídos das elites mandantes da cidade. O voto dos moradores da cidade corre risco de ser conservador.

Que significa voto conservador?

 Em Sete Lagoas, tradicionalmente, o voto dos eleitores é conservador, porque é voto dirigido pela elite dominante que se apóia no poder de persuasão ou de manipulação que lhe é característico.

 A mentalidade da população subordinada aos donos do poder civil, militar, agrário e religioso somente muda de modo muito devagar. A massa piamente acredita que são os políticos os que velam pelo bem dos contribuintes. Acredita que são os políticos os que constroem escolas, postos de saúde, ruas usáveis, limpeza pública diária, segurança, de fato, emprego e casa para todos. Este comportamento da massa anestesia  a mente humana dos pobres habitantes da cidade e região.

 Ainda que exista a lei federal 9.840/99 para preservar o voto livre do povo e que os partidos políticos se orientem com critérios e princípios democráticos a maioria dos partidos foram cooptados pelos tradicionais grupos de famílias que se dividem o governo.

Sem dúvida hoje já existem partidos políticos esclarecidos com lideranças populares nos numerosos bairros periféricos e em associações de bairros. As lideranças desses partidos se esforçam para formar politicamente aos moradores dos bairros, porém esse trabalho é muito lento, mas está dando resultados. Percebem-se sinais, bem evidentes, de que bastantes cidadãos sentem a urgência de pensar por si mesmos e não pelo que os poderosos pensam, falam, prometem e exigem.

 Já se ouvem comentários sobre a aprendizagem democrática da população e da conduta cívica dos partidos políticos. Estes políticos apreenderam seguindo as diretrizes de seus partidos, a buscarem alianças para somar esforços que possam oferecer oportunidades reais de mudança de governo. Os afiliados dos partidos políticos apreendem a entender que o mandato é do partido, não do indivíduo. Esse conhecimento está construindo, aos poucos, a união de todos os membros do partido e dos partidos coligados .O prazer de votar livremente, sem dúvida, educará civicamente












Nenhum comentário:

Postar um comentário