sábado, 9 de junho de 2012

BUSCANDO VERDADES


Acabamos de sermos testemunhas da solene instalação pelo governo federal da Comissão da Verdade, entidade formada por pessoas de notório saber e reconhecida experiência histórica para esclarecer a verdade sobre os tristes acontecimentos ocorridos no golpe militar de 1964, e no período das ditaduras onde cidadãos responsáveis e inocentes foram perseguidos, atormentados e mortos simplesmente por terem idéias próprias divergentes.

A Presidenta Dilma, no discurso da instalação da Comissão da Verdade, como ato de Estado, definiu perfeitamente o que pode ser verdade. A palavra verdade, na tradição grega ocidental, é exatamente o contrário da palavra esquecimento. É algo tão surpreendentemente forte que não abriga nem o ressentimento, nem o ódio, nem tampouco o perdão. Ela é só e, sobretudo, o contrário do esquecimento. É memória e é história. É a capacidade humana de contar o que aconteceu” ( 2012).

Os cientistas de todos os tempos ensinam que a razão histórica é o método mais perfeito para chegar ao conhecimento das verdades.

Os integrantes da Comissão da Verdade perguntarão aos cidadãos brasileiros sobre o ocorrido durante os tempos negros das ditaduras. Serão perguntas feitas para terem respostas esclarecedoras sobre fatos, fenômenos e pessoas que possam comunicar a memória e escrever a história brasileira completa, tanto nas suas luzes como nas trevas, pois somente a verdade liberta, porque a verdade é a manifestação livre do pensamento e ação da pessoa humana em todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário