terça-feira, 27 de março de 2012

CONVERSA ABERTA


Conversa  aberta

            Oh gênio José Saramago, obrigado milhares de vezes pela descrição tão realista da situação da presente sociedade democrática ocidental e, de rebote, da outras  sociedades desse nosso aflito Planeta Azul, partícula do equilíbrio do universo flutuante.

            Mestre, a arte emergente do romance Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez resultam a mais visível e palpável visão dos efeitos do regime democrático, retirado das arcas poeirentas da história grega e trasladado pela fortalecida burguesia do século XVIII às novas nações da Europa e dos continentes americanos em rebelião contra regimes antigos de governar as jovens nações, ainda em desenvolvimento.

            O que tem a ver a velha cultura grega com as novas nações que hoje marcam a história universal?

            Doutor Saramago, como vê peguei emprestado o título desse artigo A Casta Democrática, porque convivendo numa comunidade organizada institucionalmente como democrática sua frase retrata de modo legal o estado de uma cidade administrada, poder-se-ia- dizer, dentro da igualdade, liberdade e fraternidade, princípios da democracia desejada.

            Mestre Saramago, nos seus dois romances que analisam a sociedade moderna falar de casta democrática parece uma contradição, pois casta é uma palavra que se refere à raça, a linhagem, a uma classe, a uma religião. É uma palavra que conota divisão entre pessoas de uma comunidade. Pior ainda, Mestre, perceber castas ou classes dentro de um regime democrático resulta difícil de engolir.

            Oh, amado e fervoroso leitor, você não caiu no conto de que estou sendo bastante gozador frente à sociedade que se define legalmente democrática, mas que os membros que convivem entre si, se comportam de modo contrário a uma sociedade igualitária, fraterna e livre?

            Devoto leitor, presta atenção a narração dos romances e observará que a lei somente serve pra encher papeis, mas que o que vale é a força do mais poderoso.

            No Ensaio sobre a cegueira são as autoridades, apoiadas pelos militares que colocam em quarentena os primeiros cegos que aparecem na cidade a fim de não contagiar os demais moradores. As autoridades vêm à cegueira como epidemia que contagia a população como um todo, como realmente acontece com a democracia que faz que os habitantes se convençam de que são livres para qualquer ação pessoal e comunitária. Mas a realidade social os encerra nos hospitais, manicômios e cadeias mil, vigiados pelos militares que também foram contagiados pela epidemia da cegueira, mas conservam e usam as armas fatais para coibir os cidadãos cegos. Esses, amigo leitor, formaram varias castas de marginais que serão explorados pelos cegos mais expertos. Quando os cegos oprimidos não possuem mais bens para pagar impostos aos poderosos, vem-se forçados a entregar os poucos bens que tiraram de suas casas, agora, fechadas, invadidas ou arrombadas.Agora a casta dos expertos até obrigam a classe despossuída a oferecer suas mulheres e namoradas para serem estupradas pelas castas dominantes. A única mulher que não cegou liberará violentamente essa vergonha e opressão. Uma mulher!!!

            Mestre, Saramago, Nobel  de Literatura, pelo que posso perceber a epidemia democrática  cegou os moradores das cidades e são explorados como os escravos da sociedade que inventou a democracia que hoje invadiu as nações, cuja cegueira não pode ver que as crises financeiras, desemprego e miséria atual são conseqüências das castas dominantes que imperam nas nações visando seus interesses somente,

             Prezado leitor, essa é a mensagem que pretendi passar aos meus leitores, mesmo, assim, a cegueira democrática segue coexistindo, apesar de estar em quarentena mundial.

            Querido leitor, você poderá ler no romance Ensaio sobre a lucidez que uma vez que os cegos recobram a vista e as autoridades convocam eleições  gerais 80% dos eleitores da capital votam em branco. Os políticos,  os militares e polícias começam a perseguir os eleitores para descobrir a conspiração popular dum pais que se quer libertar da cegueira dum regime opressor.

            Obrigado Mestre José Saramago pela possibilidade de enxergar a realidade da sociedade atual em que estamos vivendo e morrendo, mais morrendo que vivendo. Obrigado, porque o voto em branco significa que a população iniciou um movimento popular para mudar radicalmente o modo de governar da atualidade

   

             


Nenhum comentário:

Postar um comentário