domingo, 20 de novembro de 2016

OPRESSÃO DAS INSTITUIÇÕES

 Toda manhã ao abrir a janela do quarto, observo, admirado, dois , tres, um pássaros possados ao alto das folhagens dos galhos das árvores que, ainda, embelecem a cidade. Calmos, parece que olham por todos partes das paisagens da panorama da bela existência dos seres. Pulam de galho em galho. Parece que brincam. Espicham as assas e, suavemente se bicam uns aos outros, tranquilos e ausentes das pessoas e motores que correm nas ruas barulhentas da cidade. Voam por breve tempo e possam em outras árvores das rua, jardins ou quintais das casas do bairro. É da dança da vida livre de quem pode.
O pássaro voa e voa,mas precisa do ar, das árvores para descansar, pensar e brincar. Belo espetáculo matinal da vida natural.
A dependência dos pássaros e as árvores para seu bom e bem viver me levou a sentir a dependência que na atualidade existe entre os indivíduos e as instituições da sociedade. Me explico: Depois de uma longa viagem e, depois do almoço, estava dormindo minha costumeira siesta. Subitamente me acorda o estridente apito do interfone. Atrapalhado atendo. Era o correio que me entregava uma carta convocatória para a Assembleia Ordinária de uma empresa da qual sou diretor titular, desde os anos de universidade. Sinceramente amaldiçoei os correios e a empresa que me convocava. Tiraram meu belo e necessário sono revigorante.
Mais uma vez observo que os animais são mais livres que os homens. Nunca ouvi os pássaros xingar o ar ou as árvores. Nem o ar e as árvores xingar os pássaros. Se estabelece, entre eles, uma tácita relação natural, livre, equilibrada, pacífica, despreocupada, porém produtiva na criação dos filhotes e no encantamento dos demais seres da natureza.

Experimento que os homens, os seres tidos como inteligentes que vivemos em família, grupos e comunidades humanas, que formam a grande sociedade, tem uma relação natural, sim, porém percebemos que o peso de uma relação formal, condicionada e imposta pelos pais e hierarquias tanto nos grupos como na comunidade local, regional, nacional e internacional. Os humanos dotados de inteligência dizem que essa relação e cultural, entendendo por cultural os costumes que vem de bem longe de nosso tempo atual. Essa relação cultural vem repleta de teorias cada dia mais complicadas para as pessoas de a pé. Agora os cidadãos vivem oprimidos pelos instituições que são os que impõem seu peso dominador sobre os indivíduos nascidos livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário