sexta-feira, 18 de maio de 2012

ROSA, MODELO DE POLÍTICO

Nestes tempos os políticos de plantão e os oportunistas dessa sociedade consumista e monetarista andam as voltas  reorganizando-se a fim de continuar no poder municipal por mais duzentos anos.
      Porém o poder da comunidade comarcal, seguindo as trilhas da vida normal, proporcionou a nossa população o modelo do político prático; o político do saber e do fazer. Isso é ser prático. Esse modelo é o João Guimarães Rosa. Ele nas obras de contos e romances, mundialmente conhecidos, descreve as lutas das populações do sertão de Minas para estabelecer um governo que anuncie , em nova constituição popular que " não existe diabo, não! ...existe é o homem.Travessia".
      Rosa mostra a comunidade organizada por líderes populares" os jagunços" a lutarem, como hoje os Sem Terra, para conseguirem colocar justiça nas cidades e arraiais do cerrado. Rosa testemunha que as idéias do diabo são obra dos homens poderosos que amedrontam a população para não mudar as coisas.. Quem domina pelo medo a alma do povo, tem o povo subjugado. O pior terrorismo que existe é o medo na alma e coração das populações.
      Imitando o Rosa que, até Hitler enfrentou na Alemanha, a população das nossas cidades só poderão reconquistar o poder do governo municipal, se se organizam mediante líderes populares que buscam somente o bem comum. Jamais o individual. Os líderes populares sabem que o bem individual só pode alcançar-se quando existe o bem comum.
      Está mais que na hora de aparecerem líderes trabalhistas para se organizarem, de fato, não de discurso, para tentar voltar ao poder que é do povo. O poder não se legitima nos grupos adinheirados.
      Enquanto esse líderes, como Rosa, não aparecerem, o governo continuará em poder dos diabos todopoderosos de sempre.
      Que do meu povo? Vamos dar as caras e peitos que  chegaremos , sim. A moral é a força que ninguém pára.

Nenhum comentário:

Postar um comentário