quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

 

 

                            2 0 1 1,  N O V A   E T A P A  D O   B R A S I L  

                                                                                              Jorge  Solivellas Perelló

                                                                                                              Escritor e Professor- www.cemper.com.br

 

Brasil novo

            O ano 2011 começa por ser governado, oficialmente, por vez primeira, por uma mulher,  a Presidente Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores. Esta constatação é um fato histórico novo incontestável, apesar de a sociedade industrial ser ainda  patriarcal ( machista ), o Brasil entra no Ano Novo com um governo inovado. Este fato evidencia uma mudança na sociedade brasileira, mais que uma mudança na sociedade, se trata de uma nova etapa na história do Brasil.

            Aplaudimos e com esperança felicitamos a entrada nessa nova etapa da história do Brasil. Sabe-se que a história se constrói com fatos, não com palavras ou discursos retóricos pedantes. A história avança pelas inovações criativas.

            Modernos estudiosos da sociedade atual ensinam que a mudança de etapa na história da civilização ocorre quando simultaneamente se alteram três inovações chaves na sociedade: novas fontes de energia; novas fontes de divisão do trabalho e novas divisões do poder. Essas três inovações indicam que houve, na sociedade, uma mudança de modelo de vida da população. Mudar o modelo de vida significa que os  indivíduos do território nacional manifestam uma nova maneira de pensar e, ao mudar a mentalidade, mudam as atividades dos cidadãos. As pessoas passam a ser diferentes, porque as obras deles são diferentes. Mostram novo caráter, um novo ser. Em palavras mais acadêmicas se diria que as pessoas do Brasil têm outra ética, a ética do bom, do bem, do solidário, da tolerância, do cuidado. Este é, sem dúvida, o verdadeiro sentido da palavra ética até agora tão mal usada na velha sociedade de corporações fechadas.

            Dividir o poder político entre a população é uma evidente inovação e uma mudança. Até pouco tempo atrás, o poder estava nas mãos dos poderosos, dos ricos, dos mais fortes e bem armados.  Há pouco, ainda, o Estado estava por cima do povo, porque os indivíduos que governavam, em nome do povo, estavam segregados do povo, saíram da vida do povo para viver na vida dos abastados e dominantes da sociedade massificada.

            O Brasil, governado pela Presidente Senhora Dona Dilma, de 62 anos de idade, mineira, militante de movimentos populares que lutaram contra a ditadura dos ricos e poderosos prova que o poder, no Brasil se dividiu entre a população dos muitos pobres e excluídos. Dentro do regime democrático que impera no Brasil, por primeira vez, o poder que, pela ideologia burguesa vem do povo, agora é administrado pela maioria da classe média que iniciou devagarzinho a mudança de mentalidade. A população brasileira que adquiriu, no governo passado, um pouco mais dos bens produzidos no país, mostra que deseja permanecer e, ainda, aumentar o patamar da escada social a que, por fim, chegou. As primeiras frases da Presidente eleita informavam de como o poder seria dividido, quando afirmou publicamente que a democracia se manifestaria em todas as dimensões

Novo trabalho

            O Ano Novo significa a inovação na divisão do trabalho na sociedade brasileira.

            A mentalidade sobre o trabalho está mudando no mundo, de tal maneira que, a nossa sociedade é modelo da inovação do trabalho. O trabalho visto até hã pouco tempo, como atividade para peões e trabalhadores de fábrica, onde usavam muita força física, e pouca força intelectual, imaterial, atualmente mudou para as categorias pensantes dedicadas aos sistemas dos comandos de informática, da dedicação aos serviços e a atividades artísticas que resultaram ser mais econômicas e lucrativas que o trabalho braçal dos tempos da indústria.

            Coloco, como prova dessa afirmação, o modelo de divisão de trabalho no carnaval do Rio e do Salvador, assim como também poderia comentar-se a organização do trabalho no modelo de divertimento do Rock in Rio assim como poderia ver-se também noutros lugares do país.  Nesses carnavais se observa a fina mistura da criação de sentido com produção de riqueza, alegria com aprendizado, pluralismo com identidade

A auto-organização do carnaval se estrutura de forma tão ordenada que somente a motivação, a fantasia e racionalidade do povo conseguem unir a disciplina inovadora com os passes livres dos jogos divertidos. Torna-se uma festa doce, pouco agressiva. Não se controla, como faz a fábrica, mas se orienta com fascínio dos sons e das cores inspiradas pelo próprio povo. Os carnavais criam riqueza. Porque penetra e acredita na economia  dos dons que toda pessoa humana possui e desenvolve quando está livre e solta e motivada.

Inovação energética.

            O terceiro fator de mudança de época se concentra nas inovações energéticas. A energia do sol distribui a vida no planeta terra. As novas fontes de energia, tiradas do sol, do mar, dos rios, das árvores, plantas, das minas nas entranhas da terra constatam os câmbios climáticos que transformaram a vida social e natural.

            O Brasil, nos últimos anos, se dedicou a explorar energias renováveis e limpas e passou a entrar no restrito e agressivo clube de países exportadores de energia. No mundo global quem possui energia em abundâncias subiu no patamar do poder mundial. O Brasil contemporâneo foi admitido, por seus méritos, nesse responsável patamar.

            As etapas na história da humanidade não se rompem de repente. A história é um movimento. Dentro desse movimento ainda persistem fragmentos das etapas passadas. Porém o modelo, o modo da vida muda e como!

            Felicitamos a chegada da nova etapa na história do  Brasil e continuaremos investindo nas inovações que mudam a história para o bom e o bem.

                  



--
 
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Visite o meu blog:  http://veredassl.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário